Instituto Superior Técnico

Área Académica

Conclusão do Curso

A atribuição de graus ou títulos académicos pela Universidade de Lisboa (ULisboa) é titulada através da emissão da Certidão de Registo.

Grau de Licenciado e Mestre

  • A Certidão de Registo é emitida em língua portuguesa.
  • A Certidão de Registo poderá igualmente ser emitida em língua inglesa a pedido do interessado. (EM BREVE)
  • Nos documentos em língua inglesa a indicação do grau ou título mantém a designação em língua portuguesa, sendo a área de formação, ramo ou especialidade, referidas em língua inglesa.
  • A Certidão de Registo é acompanhada do correspondente Suplemento ao Diploma.
  • A pedido do interessado poderá ser emitida uma 2ª via da Certidão de Registo a qual mencionará no verso esta situação.
  • Para todos os efeitos a emissão de uma Certidão de Registo em idioma diferente do utilizado na primeira emissão será considerada como uma 2ª via.
  • Pela emissão dos documentos comprovativos de grau, bem como das 2ªs vias, são devidos emolumentos de acordo com a tabela em vigor.

Das Certidões de Registo correspondentes aos graus de Licenciado e Mestre constarão obrigatoriamente os elementos mencionados no despacho 9752/2013, de 24 de julho, disponível nesta página.

Só após solicitação de emissão de Certidão de Registo será efetuado o apuramento da média final do curso.

Suplemento ao Diploma

De acordo com as orientações aprovadas no âmbito do processo de Bolonha e nos termos da legislação em vigor a emissão da Certidão de Registo  é acompanhada por um Suplemento ao Diploma no qual constam as atividades extracurriculares exercidas a partir do início do ano letivo 2006/07, desde que o aluno o requeira e faça prova das mesmas, mediante a apresentação de documento comprovativo, não podendo estas serem em número superior de 5. As atividades extracurriculares reconhecidas no Suplemento ao Diploma estão listadas no Guia Académico do Técnico Lisboa, parte I (PDF, 1.51MB).

Procedimentos

A solicitação de emissão de Certidão de Registo decorre presencialmente na Área Académica da Alameda para os cursos lecionados neste campus. Quando o aluno não puder comparecer deve o seu representante munir-se da respetiva autorização e ser portador da sua identificação pessoal e de cópias dos respetivos documentos de identificação do aluno.

Regulamentação