Instituto Superior Técnico

Área Académica

Inscrição no Semestre

Prazos de inscrição disponíveis no Calendário de Prazos Académicos (PDF, 152KB).

Alunos do 1º ano, 1ª vez

Os alunos que ingressam no Técnico Lisboa (via CNAES) pela 1ª vez num 1ª ano de um 1º ciclo de estudos ficam automaticamente inscritos em todas as unidades curriculares do 1º semestre do 1º ano do respetivo curso, no ato da matrícula/inscrição, devendo a inscrição em unidades curriculares de 2º semestre ser efetuada via internet através do sistema Fénix.

Alunos do Técnico Lisboa – Inscrição no Semestre

As inscrições semestrais nas unidades curriculares são efetuadas pelos alunos via internet, através da área privada do sistema fénix em (fenix.tecnico.ulisboa.pt/privado) com autenticação por Username/Password.

  • Apenas decorre presencialmente na secretaria da Área Académica (cursos da Alameda) quando a situação académica do aluno não lhe permite proceder à inscrição via internet.
Em cada semestre o aluno poderá inscrever-se a um conjunto de unidades curriculares cujo o somatório não poderá ser superior a mais de 40,5 créditos ECTS.

Precedências

  • Não é permitida a inscrição em qualquer unidade curricular se não estiver garantida a inscrição em todas as unidades curriculares em funcionamento, correspondentes a semestres anteriores.
  • A par desta regra geral poderão haver regras específicas de precedência para cada curso.
  • Esta informação está disponível na página do plano curricular de cada curso (em ver regras).
  • As regras específicas tem prioridade sobre a regra geral.

Unidades Curriculares Optativas

Para cada curso é proposto anualmente pela coordenação um conjunto de unidades curriculares optativas que integram o respetivo plano curricular e cujas regras de frequência o aluno deve consultar afim de efetuar a respetiva inscrição semestral, cumprindo o somatório de ECTS proposto.

  • A inscrição em unidades curriculares de opção livre, carece de autorização prévia da coordenação de curso.

Escolha de Área de Especialização

A escolha de área de especialização deve ser efetuada em simultâneo com a inscrição nas unidades curriculares do ano/semestre curricular a partir do qual se inicie o desdobramento do plano de estudos em áreas de especialização.

Após escolha de uma área de especialização, qualquer alteração estará dependente de aprovação por parte da coordenação do curso.

Inscrição de alunos do 1º ciclo em unidades curriculares do 2º ciclo

Aos alunos de 1º ciclo é autorizada a frequência de unidades curriculares de 2º ciclo, com exceção da UC de Dissertação, nas seguintes condições:

  • Existência de coerência científica entre o curso de 1º ciclo frequentado e o curso de 2º ciclo cujas unidades curriculares se pretende frequentar.
  • Aprovação em 120 ECTS do 1º ciclo frequentado.
  • Inscrição em todas as unidades curriculares de 1º ciclo, necessárias para a sua conclusão, disponiveis nesse semestre.
  • Tabela de Coerência Científica entre cursos do Técnico Lisboa (PDF, 108KB)

Inscrição na Unidade Curricular de Dissertação

Para a inscrição na unidade curricular de Dissertação, as normas específicas de cada curso, definidas pela coordenação de curso, preveem qual o número mínimo de créditos ECTS aprovados e necessários para a inscrição e qual o número máximo de créditos ECTS de outras unidades curriculares em que um aluno poderá estar inscrito em acumulação.

Definição de ano curricular

O ano curricular de um aluno é definido no início do ano letivo de acordo com a seguinte regra:

AC=mínimo (inteiro ( (créditosECTS aprovados + 24) /60 + 1); Nº de anos do curso)