Área Académica

Concurso Nacional de Acesso

2ª Fase – Matrículas e Inscrições – de 29 setembro a 3 de outubro de 2016

O Técnico Lisboa dá as Boas Vindas a todos os alunos, disponibilizando o Guia de Apoio ao Estudante.
Recomenda-se a leitura integral das informações a seguir, consoante o campus em que ficou colocado:

Campus IST – ALAMEDA

• Os alunos colocados no IST – Alameda devem dirigir-se ao Pavilhão de Civil, local onde recebem uma senha com a indicação da hora da sua matrícula/inscrição.
  • Aconselham-se os alunos a matricularem-se preferencialmente nos dia 29 e  30 de setembro de modo a  começarem logo a assistir às aulas.
  • Na hora indicada os alunos serão acompanhados no percurso para a sua matrícula/inscrição.
  • As matrículas decorrem na sala v0.22 no dia 29 das 13h às 16h30 e no dia 30 das 9h30 às 16h30 .
  • No dia 3 de outubro as matrículas efectuam-se na Secretaria  da Área Académica das 9h às 16h30.
  • O atendimento é feito todos os dias por ordem de chegada independentemente do curso em que ingressaram.
Local:
  • Para os novos alunos (1ª vez no Técnico), o ponto de encontro será:
  • Os alunos que se recandidataram ao ensino superior (já tendo sido estudantes do IST ou tendo ingressado este ano, na 1ª fase, no IST) deverão fazer a nova matrícula e inscrição  de 29 de setembro a 3 de outubro diretamente na Secretaria da Área Académica, no campus onde é lecionado o curso em que foram recolocados.

Campus IST – TAGUSPARK

• Os alunos colocados no IST – Taguspark efetuam a sua matrícula/inscrição presencialmente nos serviços de Secretaria da Área Académica do Taguspark.
  • As matrículas decorrem nos dias 29 e 30 de setembro e no dia 3 de outubro no horário das 9h30 às 16h00.
  • Aconselham-se os alunos deste campus a matricularem-se preferencialmente nos dia 29 e  30 para começarem logo a assistir às aulas.
  • Os alunos menores devem estar acompanhados pelos encarregados de educação. O aluno menor só se pode inscrever sozinho se tiver uma procuração.

Documentos necessários

• Documento de identificação. Os portadores do Cartão de Cidadão deverão ter presente os pin (códigos de 4 dígitos) de autenticação e de morada, fornecidos com o Cartão, o que permitirá simplificar e acelerar o processo de inscrição. Os portadores de outros documentos de identificação deverão trazer o Cartão de Contribuinte Fiscal;
  • Boletim Individual de Saúde original com registo da vacina antitetânica válida;
  • 35 euros, caso pretenda inscrever-se como sócio da Associação dos Estudantes (inclui o “Kit do Caloiro”). Este cartão é emitido pelo Banco BPI, sendo opcional a abertura de conta bancária.

Informações importantes:

• Encarregados de educação: para efeitos de matrícula e inscrição, não é necessário os alunos fazerem-se acompanhar pelos seus encarregados de educação. Esta informação aplica-se, também, aos alunos com idade inferior a 18 anos.
  • Representação por terceiros: a matrícula e inscrição deverá ser feita pelo próprio aluno, mesmo tendo idade inferior a 18 anos. Caso não possam estar presentes, poderão ser representados por terceiros mediante a apresentação de uma procuração (minuta da procuração) e de documento de identificação. Excetuam-se os encarregados de educação de alunos com idade inferior a 18 anos, no dia da matrícula, que poderão completar todo o processo sem a sua presença;
  • Turmas e Horários:  os horários/turmas dos alunos de 1ºano-1ª vez são atribuídos automaticamente através do sistema FénixEdu (intranet) na altura da inscrição no IST, e não devem ser alterados pelos Alunos, com prejuízo de sobreposição de aulas a posteriori. Não se aceitam pedidos de escolha ou mudança de turma/turno.
  • Propina, seguro escolar e taxa de secretaria: nos 10 dias úteis seguintes à data da matrícula e inscrição, os novos alunos deverão efetuar o pagamento do seguro escolar anual (1,28€), da taxa de secretaria (25€) e da propina anual (1063,47€). Se desejarem, poderão optar pelo pagamento faseado da propina, em 3 prestações, devendo liquidar a primeira prestação da propina (no valor de 370€) dentro deste prazo; as restantes prestações deverão ser pagas em março de 2016 e em maio de 2017. No ato da matrícula e inscrição serão fornecidos os dados para pagamento, que também poderão ser consultados posteriormente na página pessoal de cada aluno no sistema FénixEdu (intranet).
  • Candidatos a Bolsas de Estudo de Ação Social: no caso dos estudantes que tenham requerido bolsa de estudo, nos termos da lei em vigor, o pagamento das propinas só terá lugar depois de ter sido proferida a decisão final sobre a candidatura à bolsa, sendo, então, concedido um prazo suplementar de 15 dias úteis para regularização da situação;
  • Residências de Estudantes do Técnico: As candidaturas à Residência Eng. Duarte Pacheco (Parque das Nações, para alunos da Alameda) e à Residência Professor Ramôa Ribeiro (no campus Taguspark) deverão ser submetidas, exclusivamente, no ato de matrícula e inscrição. Todas as informações sobre as condições de alojamento, candidatura e os resultados da seriação dos candidatos podem ser consultadas na página do Núcleo de Alojamentos;
  • Início do ano letivo: as aulas começaram no dia 19 de setembro (segunda-feira), para todos os alunos do Técnico.

Participa no Programa de Mentorado do NAPE

Descobre o Programa de Tutorado do GATu