Instituto Superior Técnico

Área Académica

Estudante Internacional

O Decreto-Lei nº 36/2014 de 10 de março estabelece o Estatuto do Estudante Internacional e os requisitos que um candidato tem que reunir para se poder candidatar ao Ensino Superior ao abrigo do Regime Especial de Ingresso e Acesso para Estudantes Internacionais. Deve salientar-se que, à parte outros requisitos, os cidadãos da União Europeia e os cidadãos que não sendo da União Europeia residam em Portugal ininterruptamente há mais de dois anos (em relação a 31 de agosto do ano de candidatura) não podem candidatar-se ao abrigo deste regime.

Os candidatos devem consultar o Guia do Estudante InternacionalRegulamento de Acesso e Ingresso de Estudantes Internacionais aos 1º, 2º e 3º ciclos do IST para informação complementar.

Informação adicional em www.studyinportugal.edu.pt.

Candidaturas 2016/17

Informações sobre vagas, documentos e emolumentos

Para os cursos que, após a segunda fase, não preencham o número de vagas considera-se que se mantém aberto em permanência um período de candidaturas, até 14 de outubro de 2016. Todos os processos de selecção e matrícula deverão estar concluídos até 31 de outubro de 2016.

Propinas

Os estudantes com melhor currículo poderão beneficiar de redução de propinas.

Nota: Acesso de estudantes brasileiros ao 1º ciclo do IST

Para cumprimento do estipulado no ponto 2.4 dos requisitos de admissibilidade do “Regulamento de Acesso e Ingresso de Estudantes Internacionais 1º, 2º e 3º ciclos do IST”, para os alunos brasileiros que completaram o ensino médio no Brasil usam-se as notas obtidas no ENEM, sendo que para acesso a LEIC só é considerada  a nota da prova MAT e para os restantes cursos são consideradas ambas as notas de CNAT e de MAT.  A nota mínima exigida para estes exames é de 500 na escala 0-1000.

Para efeito de seriação, ponto 3 do referido Regulamento, é considerada a classificação média do último ano do ensino médio, convertida à escala 0-200.

Por semelhança ao que acontece com o CNAES, aceita-se a nota do ENEM dos dois últimos anos.